Aprendizado de compiladores e linguagens

Aprendizado de compiladores e linguagens

Diego Nascimento
Olá pessoal,

Gostaria de saber, do pessoal mais experiente, que já tenha estudado ou trabalhado com a criação de compiladores e linguagens de programação, eu tenho muito interesse em aprender de forma bem prática a criar compiladores e linguagens, eu pretendo estudar através de livros e apostilas (que sejam bem práticas, existem livros que só cientistas conseguem entender, e eu não sou cientista), gostaria de um roudmap para estudos, sugestão de material e o que estudar, até a linguagem a estudar, ou bibliotecas, ferramentas que eu precise estudar.

Desde já agradeço por qualquer resposta.

Diego

Re: Aprendizado de compiladores e linguagens

Luiz Henrique de Figueiredo
Veja http://compilers.iecc.com/crenshaw/ por exemplo.

Veja também
        http://programmers.stackexchange.com/questions/165543/how-to-write-a-very-basic-compiler
        https://ruslanspivak.com/lsbasi-part1/

Re: Aprendizado de compiladores e linguagens

Diego Nascimento
Bom dia Luiz,

Muito obrigado, já estou vendo os tutoriais, vou estudar as séries que me passou, era algo assim que eu queria simples e prático, muito obrigado.

=)
Diego

Em 20 de agosto de 2016 10:26, Luiz Henrique de Figueiredo <[hidden email]> escreveu:
[...]

Alex Queiroz
Olá,

> Desde já agradeço por qualquer resposta.

Tem uma lista no meu blog:
http://unendli.ch/posts/2008-06-01-bibliography-of-programming-languages-implementation.html

--
-alex
http://unendli.ch/

Re: Aprendizado de compiladores e linguagens

Johni Douglas Marangon
Ola Alex, tudo bem?

Já dei aulas de compiladores e comecei a escrever um e-book, https://www.gitbook.com/book/johnidm/compiladores-para-humanos/details, sobre o assunto, porém esse projeto esta parado

Se tiver interesse podemos trocar uma ideia, o que acha?

A parte 2 do e-book era para ser pratica, minha ideia era escrever um compilador do zero

Em 20 de agosto de 2016 16:40, Alex Queiroz <[hidden email]> escreveu:
Olá,

> [...]

-alex
http://unendli.ch/

Re: Aprendizado de compiladores e linguagens

pessoal, obrigado a todos pelas respostas, já comecei a estudar aqui, com base no material que me recomendaram, muito obrigado