Aplicação para TV Digital

teixeiradepaula
Bom Dia galera...
estou em fase de conclusão do curso de Ciência da Computação e resolvi fazer meu tcc sobre algum tema novo e que não teve ainda na minha faculdade... foi então que encontrei a Linguagem Lua, lendo sobre o assunto, encontrei o Ginga e falando muito sobre TV Digital...

Resolvi então, fazer em meu tcc, uma Aplicação para TV Digital, usando a Linguagem Lua, o Ginga, o Linux... "TUDO QUE EU NUNCA VI"... hahaha

e por não ter conhecimento nenhum, ainda não tenho ideia do que fazer...
gostaria de possíveis sugestões... de algo que não seja muito difícil, pois já terei bastante dificuldades, para aprender isso tudo.

- outra pergunta: App para TV Digital, só se faz com o Ginga?
- outra pergunta: O Ginga, só roda no Linux?

Re: Aplicação para TV Digital

Roberto Gerson
> - outra pergunta: App para TV Digital, só se faz com o Ginga?
Para o sistema brasileiro, sim! Pode ser feita em NCL/Lua ou Java.

p.s. Uma boa sugestao eh voce tirar suas duvidas de Ginga/TV Digital no forum sobre o Ginga do Software Publico: http://www.softwarepublico.gov.br/ ou na lista [hidden email], deixando esta lista aqui apenas para duvidas especificas sobre Lua.

2013/10/2 <[hidden email]>
[...]

sds/
Roberto Azevedo (http://laws.deinf.ufma.br/~roberto)

Re: Aplicação para TV Digital

Augusto Rodrigues
O grupo [hidden email] não esta aceitando membros.

Tentei com dois e-mails diferentes e ambos foram recusados. :-(

2013/10/2 <[hidden email]>

[...]

Thalles Robson
Talvez o  Ginga4Windows seja um tanto instável para utilização com Lua. Porém funciona bem para exibição de documentos NCL, testar coisas básicas.

Outra opção é o Astrobox, da TOTVs. É bom para desenvolvimento Lua, porém não suporta exibição de vídeos, segundo o que foi dito no fórum da ferramenta [1].

Tem a VM da PUC também. Porém o ruim de usa-la para execução de aplicativos é ter que usar o Putty para se conectar a máquina virtual e enviar seu aplicativo. É algo tedioso. A não ser que, não sei se alguém conseguiu, compartilhar o diretório dos aplicativos NCL  /misc/ncl30 , com a máquina hospedeira. Assim facilita.
No astrobox, como o sistema tem interface gráfica, fica mais fácil programar na própria plataforma, usando o editor Kate, por exemplo.

2013/10/2 <[hidden email]>

[...]

Grandes líderes inspiram a grandeza em outras pessoas (Starwars)

Re: Aplicação para TV Digital

Matheus Correa
[...]

Na verdade Thalles, essa não é a única forma de se executar as aplicações NCL na máquina virtual Ginga. Utilizando o NCL Eclipse (um plug-in para a IDE Eclipse) é possível executar as aplicações sem utilizar o putty, como se pode ver no link abaixo.
http://laws.deinf.ufma.br/ncleclipse/pt-br:tuto:gingavm#.UlP_qEDPHXU
No caso acima, o próprio Eclipse faz a cópia dos arquivos necessário para a aplicação para o diretório configurado e depois executa a aplicação. Para isso, todos os caminhos no atributo src de cada mídia deve ser o caminho relativo dela para a pasta do projeto (se não me engano).
O NCL Eclipse ainda oferece validação de código em "tempo de codificação" e outra ferramentas bem legais para facilitar o desenvolvimento em NCL, por isso eu o recomendo para todo usuário que queira desenvolver em NCL.
No entanto, esse plug-in não oferece suporte para desenvolvimento Lua (mais uma vez, se não me engano), mas lembro de ter lido sobre um plug-in Lua para Eclipse.

Espero ter ajudado
Abs,
Matheus Corrêa