Ajuda para fazer uma calculadora de IMC = índice de massa corporal

Ajuda para fazer uma calculadora de IMC = índice de massa corporal

Misterious GamePlay
Olá pessoal estou fazendo uma calculadora de IMC em lua e estou enfrentando um problema, para calcular o imc precisa do peso dividido pela a altura ao quadrado certo? o problema é que ele ta dividindo errado está dando um valor acima... 65 / 1.80*2 esta dando 72.2 o correto era dar 20.1 o que possa estar errado? Segue a baixo a imagem e o codigo:

print ("\n\n")
print ("****  CALCULADORA DE IMC  ****")
print ("\n\n")
print ("Qual e seu peso?")
peso = io.read ()
print ("Qual e sua altura?")
altura = io.read ()

--    * Tabela IMC *

 --baixo.peso = 18.5          |< Abaixo
 --ideal.peso = 18.6, 24.9    |<> Entre
 --cima.peso = 25.0, 29.9     |<> Entre
 --obesI.peso = 30.0, 34.9    |<> Entre
 --obesII.peso = 35.0, 39.9   |<> Entre
 --obesIII.peso = 40.0        |> Acima

divisao = peso / altura *2

print ("o resultado e "..divisao)

Re: Ajuda para fazer uma calculadora de IMC = índice de massa corporal

Misterious GamePlay
Puts cara, eu me confundi na verdade é ^2, agora eu to com duvida como eu faço pra fazer uma tabela com aqueles valores em comentario? eu abro por exemplo
TabelaIMC ={}
 baixo.peso = 18.5;
 ideal.peso = 18.6, 24.9;
 cima.peso = 25.0, 29.9;
 obesI.peso = 30.0, 34.9;
 obesII.peso = 35.0, 39.9;
 obesIII.peso = 40.0;

 Depois eu preciso comparar o resultado da divisao com essa tabela pra saber se eu estou na media certa como eu posso fazer? dentro de uma function pra cada valor?

Re: Ajuda para fazer uma calculadora de IMC = índice de massa corporal

Espero que ajude.

$ lua-5.1 imc.lua
TESTE: 001 PESO: 18.50 IMG:"baixo"
TESTE: 002 PESO: 20.00 IMG:"ideal"
TESTE: 003 PESO: 25.00 IMG:"cima"
TESTE: 004 PESO: 31.00 IMG:"obesI"
TESTE: 005 PESO: 39.90 IMG:"obesII"
TESTE: 006 PESO: 40.00 IMG:"obesIII"

---
--- <<imc.lua>> exemplo
---

-- https://groups.google.com/forum/#!topic/lua-br/ddWYB7odIJk

--    * Tabela IMC *

testes = { 18.5, 20.0, 25.0, 31.0, 39.9, 40.0 };

timc = {
        {'baixo', 0, 18.5},
        {'ideal', 18.6, 24.9},
        {'cima', 25.0, 29.9},
        {'obesI', 30.0, 34.9},
        {'obesII', 35.0, 39.9},
        {'obesIII', 40.0, 99.9}
    };

for t=1, #testes do
    index = nil;
    peso = testes[t];

    -- pesquisa na tabela de imc
    for i=1, #timc do
        p1 = timc[i][2];    -- { 1, x, 3 }
        p2 = timc[i][3];    -- { 1, 2, x }
        if (peso >= p1 and peso <= p2) then index = timc[i]; break; end
    end

    if (not index) then print ('???'); return; end

    print( string.format('TESTE: %03d PESO: %.2f IMG:"%s"', t, peso, index[1]) );