Acessando base Microsoft SQL Server com luasql

Acessando base Microsoft SQL Server com luasql

luciano de souza-2
Caros,
Com luasql, não tive dificuldades para acessar bases MySQL e Sqlite,
mas não sei se há como conectar-me também a uma base Microsoft SQL
Server.
Então, a minha pergunta é justamente essa. Todos os exemplos que
encontrei de Lua com Microsoft SQL Server, foi utilizando a tecnologia
ODBC com longas strings de conexão.
Sou pouco versado em bancos de dados, logo, não sei exatamente o que é
a tecnologia ODBC. Mas pergunto-lhes: a alguma forma, com luasql ou
com outro módulo, como acessar bancos de dados Mysql, Sqlite,
PostgrSQL e Microsoft SQL Server, de forma padronizada, isto é, sem
distinções de sintaxe?

--
Luciano de Souza

Re: Acessando base Microsoft SQL Server com luasql

Tomás Guisasola
Olá Luciano

Em ter, 5 de jun de 2018 09:26, luciano de souza <[hidden email]> escreveu:
[...]
Não tenho muita experiência com ODBC, mas creio que o objetivo foi justamente o de permitir uma forma padronizada de acesso a diversas bases de dados. Daí a LuaSQL não oferecer um driver específico para esse SGBD.

Mas pergunto-lhes: a alguma forma, com luasql ou
com outro módulo, como acessar bancos de dados Mysql, Sqlite,
PostgrSQL e Microsoft SQL Server, de forma padronizada, isto é, sem
distinções de sintaxe?
Sim e não. Sugiro você dar uma olhada na bateria de testes fa LuaSQL. Ali a gente tenta fazer um conjunto de testes das funcionalidades que sirva para todos os drivers, mas em alguns casos não tem jeito. Não estou me referindo a funcionalidades específicas dos drivers: mesmo as comuns às vezes precisam de algum ajuste. Qualquer dúvida, entre em contato.

De qualquer modo, acredito que a LuaSQL é a melhor opção se você quer fazer algo portátil. As alternativas para acesso a SGBDs são melhores para explorar funcionalidades específicas de cada banco.

Abraço,

Re: Acessando base Microsoft SQL Server com luasql

luciano de souza-2
Por razões de força maior, não respondi, sendo desatencioso com quem
tanta atenção me dispensou.
De qualquer modo, estou cá para agradecer, para dizer que explorarei cada dica.
Muito obrigado.

--
Luciano de Souza