[ANN] LabLua no Google Summer of Code 2015

[ANN] LabLua no Google Summer of Code 2015

Lourival Vieira Neto
Olá pessoal,

LabLua [1], laboratório da PUC-Rio dedicado à pesquisa em linguagens
de programação com ênfase na linguagem Lua, está participando pelo
segundo ano consecutivo do Google Summer of Code!

Para quem não conhece, o Google Summer of Code é um programa que
oferece bolsas para estudantes trabalharem no desenvolvimento de
software em projetos de código aberto [2].

Este ano temos várias idéias de projetos no LabLua; como sistema de
add-ons para LuaRocks [3], port da suite de testes de Lua para o
kernel do NetBSD [4], cliente Elasticsearch para Lua [5], suporte à
recursão à esquerda para LPeg [6], tipagem gradual para Lua [7],
dentre muitas outras [8].

Caso você seja um estudante elegível para participar do programa [9],
por favor, considere participar da nossa lista de discussão [10] e se
inscrever para alguma das idéias propostas. Caso não seja, por favor,
considere divulgar este anúncio. As inscrições vão de 16 à 27 de
março.

Obrigado!

[1] http://www.lua.inf.puc-rio.br
[2] https://www.google-melange.com/gsoc/document/show/gsoc_program/google/gsoc2015/help_page#whatis
[3] http://www.lua.inf.puc-rio.br/gsoc/ideas2015.html#luarocks
[4] http://www.lua.inf.puc-rio.br/gsoc/ideas2015.html#kerneltest
[5] http://www.lua.inf.puc-rio.br/gsoc/ideas2015.html#elastic
[6] http://www.lua.inf.puc-rio.br/gsoc/ideas2015.html#lpeg
[7] http://www.lua.inf.puc-rio.br/gsoc/ideas2015.html#typed
[8] http://www.lua.inf.puc-rio.br/gsoc/ideas2015.html
[9] https://www.google-melange.com/gsoc/document/show/gsoc_program/google/gsoc2015/help_page#2._Whos_eligible_to_participate_as_a
[10] https://groups.google.com/forum/#!forum/labluagsoc

--
Lourival Vieira Neto

Re: [ANN] LabLua no Google Summer of Code 2015

Arion
tem que estar fisicamente no local ?
morar no Rio por exemplo ?

Em 8 de março de 2015 17:41, Lourival Vieira Neto
<[hidden email]> escreveu:

> [...]
> Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

Re: [ANN] LabLua no Google Summer of Code 2015

Olá Arion

> tem que estar fisicamente no local ?
> morar no Rio por exemplo ?

Não, de forma nenhuma. O trabalho deverá ser realizado remotamente.

--
Lourival Vieira Neto

Re: [ANN] LabLua no Google Summer of Code 2015

Victor Toso

LabLua [1], laboratório da PUC-Rio dedicado à pesquisa em linguagens
de programação com ênfase na linguagem Lua, está participando pelo
segundo ano consecutivo do Google Summer of Code!

Excelente!

GSoC é uma ótima forma para aprender tópicos interessantes com projetos *reais*.
Torcendo muito para que estudantes da lista apliquem pro Lua!

Victor Toso

Re: [ANN] LabLua no Google Summer of Code 2015

Gabriel Duarte
Opa! Fiquei interessado, principalmente nos tópios LuaRocks e NetBSD! Vou ver se aplico, pois sempre bate um medo de não ser bom o suficiente pra ajudar :p

Abcs

[...]

Linux User #471185
Rio de Janeiro / RJ
http://genericdev.wordpress.com/

Re: [ANN] LabLua no Google Summer of Code 2015

Lourival Vieira Neto
Olá Gabriel,

> Opa! Fiquei interessado, principalmente nos tópios LuaRocks e NetBSD! Vou
> ver se aplico, pois sempre bate um medo de não ser bom o suficiente pra
> ajudar :p

Todos os projetos tem seus pré-requisitos especificados; se você
atende a eles, não tem porque não se inscrever ;-). Se inscreva também
na lista de discussão [1] para tirar suas dúvidas quanto as idéias e
aos pré-requisitos.

[1] https://groups.google.com/forum/#!forum/labluagsoc

--
Lourival Vieira Neto

Re: [ANN] LabLua no Google Summer of Code 2015

Gabriel Duarte
Oi Lourival!
Acabei de dar uma olhada nos pré-requisitos e felizmente me encaixo nos que os dois projetos pedem:

Confesso que o segundo me trás algum brilho a mais nos olhos, por mais que eu conheça pouco de NetBSD.

Vou pensar mais um pouco sobre a aplicação :)

Abcss

Olá Gabriel,

> [...]

> eu conheça pouco de NetBSD.
>
> Vou pensar mais um pouco sobre a aplicação :)

Fico feliz em ler isso =). Note que conhecimento sobre NetBSD não é um
pré-requisito ;-). O mais importante é conhecimento em Lua e C. A
proposito, sinta-se livre, você e quem mais tiver interesse, para me
contactar diretamente sobre o projeto "kerneltest".
--
Lourival Vieira Neto

Re: [ANN] LabLua no Google Summer of Code 2015

Gabriel Duarte
Legal Lourival. Sim, vi que não é pré-requisito, então acho que será mais interessante
ainda pois poderei aprender mais sobre NetBSD (isso se eu for aceito, claro) e seus
internals... Lua e C acho que posso mandar bem, inclusive a API C de Lua já utilizei pra alguns projetos, como uma lib de video4linux2 pra Lua... Nada muito significante, mas foi um bom passatempo fazer.

Não estou acostumado com suites de teste, mas acho que seria outra coisa boa a aprender :)

Abcs

Olá Gabriel.